segunda-feira, abril 25, 2011

A Terra Média Parte I


Começando uma seqüencia de posts falando sobre a Terra-Média,fantastico mundo criado por J. R. R. Tolkien.



 Terra média é o nome para a terra antiga e fictícia de J. R. R. Tolkien, onde a maioria dos contos do seu imaginário ocorrem. Terra Média é a tradução literal do termo anglo-saxão middangeard, referindo-se a este mundo, o reino dos humanos. Tolkien traduziu "Terra-média" como Endor (algumas vezes Endóre) e Ennor nas línguas élficas Quenya e Sindarin.




livro I - Eriador 


 Eriador é uma grande área situada entre as Montanhas Nebulosas e as Ered Luin, limitada ao sul pelos rios Gwanthlo e Glanduin e ao norte por Forodwaith. Na Primeira Era, Eriador era pouco conhecida dos Eldar, mas Homens ali residiam e Morgoth possuía algum poder sobre ela. Na Segunda Era, Eriador ficou grande tempo sob a sombra de Sauron, mas, ao final desta era, Arnor foi fundado ali.
Durante a Terceira Era, Eriador foi, em princípio, próspera e bem populosa, mas com a diminuição de Gondor, a Grande Praga e as guerras com Angmar, a região foi dizimada. Ao final da Terceira Era, apenas poucos viviam por lá, em Valfenda, em Bri, no Condado e em outros grupos isolados.

Capitulo I :   
• The Shire - O Condado 
O Condado se refere a uma área povoada exclusivamente por Hobbits e à parte dos acontecimentos do resto da Terra-Média. É localizado no noroeste do continente, na grande região de Eriador e no Reino de Arnor.
O rio Brandywine (Brandevin) limita o Condado pelo leste. Hobbits também vivem em Buqueburgo, que fica a leste do rio e a oeste da Hedge que protege o Condado de invasões através Velha Floresta; No entanto, Buqueburgo não foi reconhecida formalmente como parte do Condado até a Guerra do Anel, quando foi oficialmente cedida ao Condado pelo Rei Elessar. Pelo norte e pelo oeste, o Condado é limitado pelas antigas estrada sul e estrada leste e por traços geográficos como os Tower Hills.

O Condado é descrito como uma terra pequena mas bonita e frutífera, amada por seus habitantes. Os Hobbits possuem um extensivo sistema de agricultura no Condado mas não são industrializados. Vários recursos podem ser encontrados no Condado, incluindo cereais, frutas, madeira e erva-de-fumo

 Um pouco a respeito dos hobbits

Os hobbits são um povo discreto e muito antigo, normalmente não ultrapassa um metro de altura, são bem menos robustos que anões e coincidirão a possibilidade de participarem de uma aventura como uma atitude insana pois preferem a calma de sua vida rotineira, amam uma região campestre organizada e bem cultivada. São agéis pois acostumaram-se a fugir dos "homens grandes", conseguiram tanta experiência nessa área que pode-se confundir com magia, porém, hobbits nunca tiveram interesse em magia, além disso, hobbits tem ouvidos agudos e olhos perspicazes. Embora habilidosos, os hobbits não conseguem entender ou gostar de máquinas mais complicadas que um fole de forja, um moinho d'água ou um tear manual. Andam descalços, porque a sola de seus pés é muito espessa, não necessitando de calçados. Vivem em tocas grandes e confortáveis (na verdade, casas subterrâneas com um só andar e várias despensas) em uma terra ao oeste da Terra Média, chamada Shire (no Brasil o nome do local foi traduzido para "Condado").
Há três raças de hobbits: pés-peludos, grados e cascalvas. Os Pés-peludos tem a pele mais escura, são menores e mais baixos, não tem barbas ou botas, suas mãos e pés são destros e ágeis, eles preferiam as regiões serranas e as encostas de montanhas. Os Grados tem uma constituição mais encorpada e pesada: suas mãos e pés são maiores, preferem planícies e regiões banhadas por rios. Os Cascalvas tem a pele e o cabelo mais claros, são mais altos e esguios que os outros, também amantes de árvores e florestas. Os Cascalvas, menos numerosos, tinham um contato mais amigável com os elfos do que os outros hobbits, e tinham mais habilidade com línguas e música do que com trabalhos manuais.
Os hobbits vivem da agricultura, presenteiam os outros em seus aniversários com grandes festas com inúmeros convidados e são um povo simples. Não se importam com o que esteja acontecendo no resto do mundo, pois não possuem tanto interesse naquilo que se encontra além do seu reino, e são famosos por sua Erva-de-fumo.
O Condado se dividia em quatro partes as Quartas Norte,Sul,Leste e Oeste e por sua vez em vários povoados onde moravam varias familias de hobbits, os Tûks,os Bolseiros,Boffins,Brandebuques,os Fossadores,Roliços,Covas,Bolgers,Justa-Correias,Texugos,Boncorpos,Corneteiros,Pés-Soberbos e Sacola-bolseiros.
Capitulo II

Nenhum comentário:

Postar um comentário